Encerram-se no dia 3 de dezembro as inscrições para o edital de chamamento e premiação dos Pontos de Cultura, lançado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em 18 de outubro.

O programa premiará 544 iniciativas culturais – 94 a mais do que na última edição. Do total, 144 iniciativas receberão o prêmio de R$ 60 mil reais cada, e 400 serão premiadas com Kits Culturais (Kit Audiovisual ou Kit Musical). Veja aqui o conteúdo de cada um desses Kits.

“Avançar mais uma etapa e lançar este edital é um reflexo do trabalho da Secretaria em expandir iniciativas culturais não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Trabalhamos para fortalecer a ideia de que a cultura deve falar com todos e contribuir para transformar comunidades”, celebra Romildo Campello, secretário da Cultura do Estado.

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que têm como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo. A política também busca garantir o acesso aos meios de fruição e difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.

“Sabemos o quão importante são as atividades realizadas pelos coletivos culturais e, por isso, priorizamos em contemplar, pela primeira vez, esses coletivos. A grande diversidade da cultura brasileira e o trabalho de artistas de todas as áreas só têm a ganhar com a expansão e  consolidação do programa”, afirma Romildo Campello.

Para participar, as iniciativas culturais deverão comprovar a realização de atividades relacionadas com as ações estruturantes da Política Nacional de Cultura Viva.

O programa, que conta com 52 agentes mobilizadores Cultura Viva, realizou sete fóruns regionais no estado e o TEIA – Encontro Estadual de Pontos de Cultura será realizado no mês de dezembro de 2018.

Com referência ao EDITAL DE CHAMAMENTO E SELEÇÃO PARA PREMIAÇÃO DE INICIATIVAS DA “REDE DE PONTOS DE CULTURA DA POLÍTICA NACIONAL DE CULTURA VIVA NO ESTADO DE SÃO PAULO”, de acordo com o item 18.6 (“Os prazos previstos neste edital iniciam e terminam em dia útil. No caso de o prazo final de qualquer etapa coincidir com data de feriado, final de semana ou ponto facultativo, será prorrogado para o primeiro dia útil subsequente”), notificamos que o prazo para entrega da documentação encerra-se as 23h59 do dia 3 de dezembro de 2018, segunda-feira, devido ao fato de que o prazo original, 1 de dezembro de 2018, coincide com o final de semana.

EDITAL
Conheça mais sobre os Pontos de Cultura