Principal

Edital de Pontos de Cultura 2018 divulga vencedores

 

O edital de Pontos de Cultura 2018 homologou as iniciativas vencedoras em 27 de dezembro de 2018. No total, 144 iniciativas receberão como incentivo financeiro, a premiação no valor de R$ 60 mil reais, sendo 100 entidades culturais com CNPJ e 44 coletivos culturais. Até 400 entidades com CNPJ receberão a premiação em forma de Kit Cultural de Audiovisual ou Musical no valor de R$ 12.000,00.

A iniciativa é fruto de um convênio de 15 milhões de reais, celebrado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado, que garantiu a repactuação do convênio previamente existente.

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes. O reconhecimento anterior como Ponto de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva, não é obrigatória.

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo. A política também busca garantir o acesso aos meios de fruição e difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.

O programa já realizou sete fóruns regionais e contou ainda com 52 agentes mobilizadores Cultura Viva, que cobriram todas as regiões administrativas do Estado, capacitados para o atendimento de entidades e coletivos durante todo o processo de inscrição do do edital.

A TEIA – Encontro Estadual de Pontos de Cultura será realizada no mês de março de 2019, aonde está prevista a entrega dos kits culturais.

Notícias Recentes

Secretaria de Cultura do Estado anuncia 344 iniciativas premiadas pelos Pontos de Cultura

Uma plateia de cerca de 400 convidados lotou o Salão Nobre da […]

FGV realiza análise dos impactos econômicos e sociais do ProAC

O ProAC é considerado um dos melhores mecanismos de incentivo à cultura existentes no […]

Inscrições para processo seletivo para integrar comissões do ProAC abrem dia 24/12

No dia 24/12 estarão abertas as inscrições para entidades, movimentos e fóruns  […]

Eventos

Portal do Governo do Estado de São Paulo