Uma plateia de cerca de 400 convidados lotou o Salão Nobre da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo na manhã de sexta-feira 28 de dezembro, última de 2018. Era a cerimônia de homologação dos coletivos e entidades vencedoras dos Pontos de Cultura, programa que atende à Política Nacional Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Após hiato de cinco anos, o programa foi retomado pelo Secretário Romildo Campello em 2018, como resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura e que retomou o programa Pontos de Cultura, iniciativa essencial de reconhecimento do trabalho de artistas de todas as áreas e da imensa e preciosa diversidade cultural do estado e do país.

Foram anunciadas as iniciativas vencedoras de teatro, música, capoeira, audiovisual, literatura, artesanato, dança e diversas manifestações culturais de todo o estado. Do total, 144 (100 entidades culturais sem fins lucrativos de constituição jurídica e 44 coletivos culturais sem constituição jurídica) foram premiadas, cada uma, com o valor de R$ 60 mil reais.

As outras 200 tiveram premiação na forma de Kit Audiovisual (câmera Digital Full HD, um cartão de Memória Micro SD 32GB, uma tela de Projeção 150″, um projetor LCD 3000 ansi lumens, um blu-Ray Player, um mixer profissional, duas caixas de Som ativas, um notebook com processador de 2 núcleos, dois microfones Lapela 2x, e um microfone direcional) ou Kit Musical (uma caixa tenor de alta tensão, uma caixa tenor, um bombo Marching Band 16″, um bombo Marching Band 18″, um bombo Marching Band 20″, um bombo Marching Band 22″, um bombo Marching Band 24″ e um par de pratos 14″).

“Esta premiação é uma forma de fortalecer a cultura do estado, uma cultura forte, pujante e muito diversificada. E também é uma maneira de fortalecer os nossos produtores culturais, organizações que geram cultura, enfim, que geram emprego e desenvolvimento econômico”, comentou o então secretário Romildo Campello durante a cerimônia de homologação.

Veja o resultado final da premiação aqui